10 Fatos que você precisa saber antes de escolher um Curso de Mergulho

Você sabe porque as escolas afiliadas a Scuba Diving International (SDI) é a sua melhor escolha quando for fazer um curso de mergulho?  Veja os fatos:

Por Eduardo Macedo

FATO 1 - EM TODOS OS CURSOS SDI OS ALUNOS APRENDEM A USAR UM COMPUTADOR DE MERGULHO!

Por que?  

No mercado ainda existem escolas que “tampam o sol com a peneira”.  Dizem que um aluno de mergulho deve aprender a usar tabelas primeiro e depois de terminado o curso, ele se vira na compra de um computador e se vira para aprender a usar um (mas os instrutores e donos destas lojas de mergulho nunca mergulham sem um).  

O melhor momento para aprender é quando você está na presença de um instrutor de mergulho. Na maioria das vezes instrutores SDI vêem pessoas que acabaram de terminar um curso, pedindo ajuda para entender como funciona um computador de mergulho (elas até podem ler o manual do fabricante, mas sem a prática não aprendem).  É comum nas embarcações mergulhadores novatos usando de maneira errada e interpretando as informações de maneira equivocada, porque não se aprende a usar um computador de mergulho só na teoria.  Exemplos de pessoas não cumprindo a parada de descompressão por não entenderem o computador é comum infelizmente para aqueles não fizeram um curso SDI.  Achamos que aprender com a "escola da vida" é muito perigoso por isso uma instrução formal é imprescindível. Se você já é mergulhador e se encaixou neste fato procure uma escola SDI e faça o curso Computer Diver SDI , seu instrutor SDI irá lhe ensinar tudo que precisa para sua segurança e saúde. 

 

Na Scuba Diving International desde 1998 obrigamos em nossos padrões e procedimentos que os alunos SDI devam ter um computador de mergulho desde o primeiro dia de aula. Ou seja em todas as lojas SDI você vai aprender desde cedo como usar este valioso instrumento. Todos instrutores, não importa a credenciadora,  nunca mergulham sem ele. Portanto não aceitamos o “faça o que eu falo e não o que eu faço”.  Todo equipamento que nossos instrutores usam, o aluno também tem o direito de usar, afinal a segurança do aluno é o mais importante.

Nem sempre o maior é o melhor ! Ou você prefere a maior rede Fast Food ao invés de uma Hamburgueria Gourmet?

Mas porque eu devo aprender e usar um computador logo cedo?

 

O mergulho exige algumas informações que nós seres humanos não conseguimos obter sem o uso de instrumentos especiais, como por exemplo: o marcador de ar (manômetro) que nos diz o quanto temos de ar remanescente no cilindro. Porém, outras informações são muito importantes para o mergulhador também e isso só pode ser feito com segurança e corretamente com o uso de um computador de mergulho.  Saber sua profundidade e o tempo são duas coisas que o  computador de mergulho irá informar, isso é importante porque um mergulhador tem um tempo máximo para ficar em determinadas profundidades. Além disso a velocidade de subida é uma outra informação muito importante  para que você não venha a ter uma Doença Descompressiva (uma moléstia grave que pode causar invalidez ou até a morte) mesmo seguindo o tempo das tabelas e esta informação de velocidade de subida é muito difícil na prática sem um computador de mergulho.

 

O uso de uma tabela para planejamento anterior ao mergulho é uma boa ideia mas como medir o tempo sem um “relógio” que aguente a pressão da água e seja seguro (fabricado para isso)?  Sem um computador de mergulho você ficará sujeito a  gambiarras:  “Fica o tempo que o Divemaster fica”,  “Segue o computador do amigo”.  Usa um reloginho da “feira”.  Ou até mesmo, como é comum com mergulhadores não-SDI, não terem a mínima ideia do tempo ou da velocidade de subida ou mesmo se tem ou não uma parada de descompressão a cumprir.

 

Na Scuba Diving International acreditamos que nossos alunos devem ser autosuficientes ! Ou seja, ao terminarem o curso básico saibam tudo que precisam saber para mergulhar com segurança e conforto, independente de um profissional (não é para isso a certificação?) e com isso mergulhar sempre!

Nosso lema é: Computorize Sua Subida!

Mas se os instrutores e donos das lojas de mergulho sempre usam,  porque eles não ensinam e disponibilizam aos alunos?

 

Bom, muitas lojas ainda estão no tempo em que as tabelas, profundímetros analógicos e um reloginho Aqualand era o que se tinha disponível. Muitos querem economizar nos equipamentos emprestados aos alunos durante o curso e com isso cobrar o preço mais barato do mercado, então optam por não ter este importante equipamento de segurança em seus inventários de equipamentos para curso ou aluguel. Alguns pelo simples fato de “se não me obrigam é porque não precisa” ou seja,  não conseguem pensar fora da “caixinha” e não evoluíram.  Infelizmente isso é culpa de algumas agências de mergulho que para evitar ter padrões muito rígidos ou muito difíceis, o que tornaria a entrada de novos membros e novas lojas muito difícil (e este é o negócio deles), optam por negligenciar este importante equipamento de segurança  (mais uma vez, os donos destas agências nunca abrem mão de usar nos mergulhos deles). 

 

Por mais absurdo que possa parecer existem pessoas fazendo cursos de avançado ou mergulho profundo e até mesmo profissionalizante como o de Divemaster por exemplo, que nunca usaram um computador de mergulho pessoal. E como um médico que nunca usou estetoscópio.

 

Então só resta a você consumidor fazer a escolha certa !  Escolha as escolas da Scuba Diving International SDI.

 

Recado do Presidente da SDI Brasil: “Não queremos todas as lojas do mercado mas somente as melhores e que ensinam o uso de computadores!”

Veja mais fatos aqui!  lhe daremos mais 9 fatos !! 

FATO 2 - NO MANUAL DE PROCEDIMENTOS E PADRÕES DA SCUBA DIVING INTERNATIONAL TEM UMA DECLARAÇÃO IMPORTANTE! 

Que paragrafo é este?

 

Na Scuba Scuba Diving International (SDI) o manual do instrutor na seção de Código de Ética e Conduta da SDI,  trás uma declaração muito importante:  “Acreditamos que um indivíduo não deve ser qualificado como um mergulhador SDI, a menos que aqueles com poderes para qualificar essa pessoa permitiria que esta fizesse mergulhos em companhia ou ensinassem mergulho recreativo a seus entes queridos.

Ou seja, um instrutor de mergulho que tem isso em mente jamais certificará um mergulhador que ele não confie que possa ser dupla de um parente querido como sua filha(o), esposa(o) ou pai e mãe.  Assim também os Treinadores de Instrutores não irão certificar um instrutor(a) a menos que eles acreditem que eles podem ensinar seus entes queridos a mergulhar.

 

Então estando na “mão” de instrutor SDI pode ter certeza que ele lhe ensinará e ser um mergulhador competente e não apenas uma pessoa capaz de ajoelhar no fundo do mar e repetir exercícios e ainda não sabendo usar um computador de mergulho ou flutuar.

 

Um instrutor SDI e uma loja SDI levam o nome deles em sua certificação e ele terá orgulho de que você mostre o quanto mergulha de maneira correta e segura e quanto é elogiado(a) pelos outros. Não há nada mais gratificante ao instrutor do que receber este feedback dos colegas de trabalho. Saber que ele formou um mergulhador de verdade que sabe flutuar (afinal mergulho é flutuar) e que sabe usar um computador.

FATO 3 - SOMOS UMA AGÊNCIA IRMÃ DA MAIOR E MAIS RESPEITADA AGÊNCIA DE MERGULHO TÉCNICO DO MUNDO A TECHNICAL DIVING INTERNATIONAL - TDI!

Mas isso é importante? Eu quero apenas ver peixinhos...

Sim, queremos também, inclusive os que vivem aos 70 metros ou 100 metros de profundidade. Mas o importante é que diferentemente de outras agências certificadoras a SDI (uma agência recreativa)  veio da TDI (uma agência técnica).  A SDI por ter vindo de uma agência técnica mantém em seus padrões e procedimentos o que há de mais avançado e mais moderno no mergulho e isso desde sua concepção.   Os instrutores da TDI são em sua maioria os mergulhadores de elite no mundo todo, são os recordistas mundiais  de profundidade, de caverna ou outras grandes facetas do mergulho. Por este e outros motivos a SDI recebe as informações destes mestres em mergulho e educação o que há de mais avançado em termos de mergulho.  Tudo que você usa no seu carro hoje em dia veio da Formula 1 , assim como tudo que você aprende nos cursos de mergulho da SDI vem do mergulho técnico. Isso faz com que a SDI seja a melhor escolha nos cursos desde o inicial a educação continuada.

 

Há ainda uma grande chance de você fazer um curso inicial com um instrutor que além de ser da SDI é também instrutor da TDI. Nada melhor que aprender a dirigir um carro do que com o Luis Hamilton ou aprender a jogar basquete com Lebron James, não é verdade?

Ahmed Gabr Instructor Trainer da  SDI/TDI - Recordista Mundial de Profunidade com SCUBA - 332 metros de profundidade no Mar Vermelho.

FATO 4 - COMEÇE AQUI E NÃO SAIA NUNCA MAIS!

A SDI é uma agência recreativa dentro de uma agência mãe a International Training.  Com sede na Flórida num lindo prédio da cidade de Stuart a International Training é a mãe de 5 agências de treinamento com reconhecimento global!

 

A SDI (Scuba Diving International) lida com tudo que é previsto nos padrões internacionais de mergulho recreativo dos conselhos WRSTC, EUF, ISO e ABNT (NBR) e mais ainda, com padrões internos que excedem muito na qualidade e segurança como a ser a única a exigir computador de mergulho nos cursos.

 

A TDI (Techcnical Diving International) que como seu Lema diz: Ser a escolha preferida para treinar os mais exigentes exploradores, tem o maior time de instrutores e mergulhadores técnicos, pois é a maior agência de mergulho técnico do mundo! Mas sabemos que maior não é sinônimo de melhor por isso a TDI têm os padrões de treinamento de Instrutores Trainers mais rígidos de todas, faz com que ser um IT da TDI não seja para qualquer um, literalmente o candidato tem que provar que têm muita experiência de campo para atingir este nível. Isso tudo faz com que os Instrutores sejam muito bem treinados por uma equipe de "state of the art"no assunto. 

 

A PFI é a agência de mergulho Livre ou Mergulho de Apneia de Alto Desempenho. Os maiores profissionais e recordistas mundiais nesta modalidade foram treinados pela PFI, Forças Especiais dos EUA, Atletas extremos da Red Bull, Surfistas de ondas grandes, Tom Cruise, David Blaine, Margot Robbie e James Cameron, quando precisaram das melhores instruções de mergulho livre do mundo, fizeram uma ligação. Essa chamada foi para Kirk Krack, fundador da Performance Freediving International (PFI) e presidente / CEO da Performance Freediving Academy (PFA). 

 

A ERDI é uma agência voltada para o Mergulho de Segurança Pública. Bombeiros, policiais e todas as forças de segurança pública usam os programas da ERDI para treinar seu pessoal para as mais difíceis missões. Há quem diga que o mergulho de segurança pública é uma das atividades laborais mais perigosas de todo o mundo e por isso a ERDI trabalha com a seriedade e respeito que estes heróis merecem. E mais ainda, merecem voltar para casa e ver seus entes queridos. Na verdade, alguns dos maiores e mais bem-sucedidos e renomados departamentos de programas de mergulho de segurança pública utilizam programas ERDI para realizar o treinamento em PSD.  No Brasil mais de 12 quartéis de bombeiros e mais 42 profissionais bombeiros trabalham com a ERDI para o treinamento de seu pessoal.

 

A First Response Training International, foi criada para preencher uma necessidade no mercado de socorristas leigos. A ITI,  experiente no desenvolvimento de materiais e apoio a instrutores que conduzem vários cursos em várias atividades, algumas práticas e tecnicamente complexas, levou esse conhecimento e aplicou-o ao mercado de socorristas leigos que estava desatualizado e mal-acabado, na esperança de criar um socorrista melhor e mais informado. A First Response Training International se esforça em fornecer os sistemas mais atualizados para o aprendizado e o melhor atendimento ao cliente para provedores e instrutores. Os instrutores da First Response Training International estão entre os líderes no treinamento de socorristas leigos. Nossa plataforma de elearning foi criada para facilitar tanto os alunos quanto os instrutores. 

Kirk Krack Fundador da PFI foi o responsável pelo treinamento da equipe de atores no filme Avatar 2 que será lançado em Dezembro de 2021

Se você trabalha com segurança pública leia este artigo https://northeastpsd.com/public-safety-diving-certification

Cada uma destas agências tem os melhores profissionais do mundo trabalhando para fazer da International Training a melhor agência de treinamento do mundo.  Mas sem perder o jeitinho pessoal em que fazemos as coisas.  E comum encontrar vários cachorros circulando pelo prédio e pessoas de bermuda e chinelo. Na verdade a sala do presidente da empresa é a primeira porta a direita de quem entra no prédio! Já viu isso em alguma empresa multinacional?

FATO 5 - SOMOS E-FRIENDLY 

O que é E-Friendly?

É um termo que quer dizer : Amigável com a Tecnologia. Como toda empresa moderna, que pensa fora da caixinha, temos muita tecnologia.  Quer você queira estudar com livros em papel ou eletronicamente em seu smartphone você pode.  Os curso de mergulhos de todas as nossas agências permite e estudo por meio elearning que é um livro digital. Você pode estudar em sua casa, escritório, dentro do UBER e até mesmo na banheira com seu smartphone, tablet ou laptop.  O manual digital é seu para o resto da vida e é atualizado no sistema, então sempre terá um material atualizado e moderno (algumas agencias disponibilizam um PDF porém vc ficará com material velho e que é fácil de perder em uma atualização de computador ou troca de telefone)

 

Além disso todos os alunos da ITI tem acesso a suas credenciais de mergulho gratuitamente e para o resto da vida (algumas agências oferecem apenas um mês deste serviço e depois cobram caro para vc ter acesso). Se você esqueceu sua credencial de mergulho basta abrir o seu perfil e mostrar a sua certificação digital, ela é válida em todo o mundo.  O cadastro no sistema é seu.  Ou seja, você pode mudar a foto, o endereço, telefone, email etc e sempre receber tudo atualizado. 

 

Além disso você poderá pegar a sua credencial física e seu diploma na loja de mergulho em que fez o curso em segundos, pois somos a única agência credenciadora do mundo a oferecer este serviço as lojas de mergulho.

Alias você pode fazer parte de nosso bando de dados e começar a receber nossos emails sobre mergulho, viagens, técnicas, etc agora mesmo, somos uma poucas que permitem que você seja acolhido sem nem ter feito um curso ainda (ou mesmo que tenha feito por outra agência) cadastre-se agora em www.tdisdi.com

FATO 6 - PADRÕES FLÉXIVEIS 

O que isso quer dizer?

Padrões flexíveis colocam você cliente a frente (centrado no aluno) e permite que você não desista ou se traumatize durante o seu treinamento. Tudo que queremos é mais e mais pessoas desfrutando deste esporte maravilhoso que é o mergulho. Exemplo: No exercício de retirar a água da máscara embaixo da água (conhecido como"desalagamento" da máscara), que é um exercício para muitos novatos bem desafiador e desmotivante, há no mercado algumas agências que não permitem que o instrutor seja flexível e possa cobrar esta habilidade no momento em que o instrutor achar que o aluno está pronto para isso. Nossos padrões de treinamento de mergulhadores é um dos mais exigentes mas a arte de ensinar é justamente quando o instrutor escolhe a hora certa para fazer isso! Forçar a pessoa a fazer algo em que ela ainda não está pronta por causa de um modelo de treinamento antiguado e "padronizado" (de novo a gigante de fast food) não é para o mergulho recreativo.  A aprendizagem centrada no aluno, abrange amplamente métodos de ensino que mudam o foco da instrução do professor para o aluno. No uso original, a aprendizagem centrada no aluno visa desenvolver a autonomia e a independência do aluno, colocando a responsabilidade pelo caminho da aprendizagem nas mãos dos alunos, transmitindo-lhes habilidades e base em como aprender um assunto específico e esquemas necessários para medir ao requisito de desempenho específico. Carl Rogers.

O que acontece com estes alunos?

Uma pesquisa mostrou que instrutores de uma grande agência perderam nada menos do que 38 clientes em um ano que, “forçados” a fazer o exercício no primeiro módulo e não podendo seguir adiante sem completar este exercício (porque a agência deste instrutores têm padrões rígidos e sem noção) , perderam o interesse em aprender a mergulhar e desistiram do curso.

 

Palavra do Presidente da SDI Brasil: "Pessoalmente, após 20 anos dando aula, já vi isso acontecer comigo e com diversos instrutores e clientes da minha antiga loja. O fato de não poder simplesmente permitir que o aluno continue a aula, junto com seus colegas, é um fator desmotivante. Ele pensa que é incapaz ou “fraco” perante os demais colegas, se tivesse conhecido a SDI antes, tudo seria diferente".  Eduardo Macedo já foi membro de várias outras agências de treinamento de mergulho antes de se tornar representante da SDI no Brasil em 2015.

 

Ora, um aluno pode continuar com outros exercícios e deixar este exercício para o dia seguinte, com menos estresse do que no primeiro dia ou para aulas particulares, quando ele poderá, sem a presença dos amigos, fazer este exercício novamente.

 

É claro que o aluno terá que concluir este exercício antes de ir para a avaliação final (check out), mas proibí-lo de continuar o treinamento por um STANDARD “sem noção” faz com que diversas pessoas desistam de desfrutar do mergulho.

Carl Ransom Rogers (8 de janeiro de 1902 - 4 de fevereiro de 1987) foi um psicólogo americano e um dos fundadores da abordagem humanística (ou abordagem centrada no cliente) da psicologia.

Dentro da International Training trabalhamos com todo o tipo de alunos, desde recreativos "querem ver peixinhos" a mergulhadores que querem bater recordes do Guinness Book e passando por aqueles que resgatam ou fazem perícia de corpos embaixo da água. Para todos estes temos um método correto de abordagem e ensino, que cabe em cada nível de audiência.

 

Palavra do Presidente da SDI Brasil: "Alguns instrutores, por desconhecimento ou ignorância no assunto, acham que devem "brincar de Tropa de Elite" isso já causou acidentes. Cada instrução e treinamento tem o seu lugar". "Dai, pois, a César o que é de César ...." (Mateus 22:21). Eduardo Macedo. 

Treinamento de mergulhador de segurança pública ERDI

FATO 7 - ACESSIBILIDADE

Nem tudo em uma organização deve ser levada em conta o lucro ou os interesses monetários dos sócios.  Algumas coisas devemos fazer pelo próximo e por isso a International Training tem um trabalho ímpar em divulgar e dar acessibilidade aos deficientes com o curso SCUBILITYTM

O Programa SDI Scubility Diver foi desenvolvido para fornecer aos mergulhadores com deficiência física as habilidades e técnicas necessárias para realizar mergulhos em águas abertas em condições semelhantes ao seu treinamento, sem a supervisão direta de um Instrutor de Scubility SDI. No entanto, alguns mergulhadores da SDI Scubility requerem a supervisão de um SDI Dive Buddy qualificado.

O SDI Programa Scubility Diver examina mais de perto as técnicas e os ajustes de equipamentos para atender às necessidades de mergulhadores com deficiência, permitindo que os indivíduos mergulhem com práticas de mergulho seguras.

Os seguintes cursos são oferecidos no programa SDI Scubility Diver:

Curso Scubility Snorkel Diver
Programa Scubility Scuba Discovery
Programa Scubility Surface Buddy
Mergulhador de Águas Abertas Scubility
Programa de Mergulhador Inativo Scubility
Programa de Desenvolvimento Avançado de Mergulhadores Scubility
Programa Scubility Dive Buddy

Fazemos isso desde sempre. E incentivamos a nossos instrutores e centros trabalharem com pessoas com deficiência e serem acessíveis.

Fernando Fernandes  é Mergulhador SDI Scubility

FATO 8 - VANTAGENS EXCLUSIVAS PARA MERGULHADORES SDI

Claro que uma vez que você faça parte do nosso grupo é nossa missão te oferecer o que há de melhor no mergulho, seja viagens, cursos ou até mesmo treinamentos gratuitos.

Nos somos a única agência de mergulho internacional com sede no Brasil que tem um programa exclusivo para os mergulhadores afiliados de descontos, técnicas, cursos gratuitos e sorteio de brindes, se você é mergulhador de uma de nossas agências acesso o seu conteúdo exclusivo aqui

Ofertas de diversos tipos de serviços você irá obter por fazer parte de nosso grupo. Mergulhadores da ITI desfrutam de descontos especiais em lojas, operadoras de mergulho e até mesmo para tomar um açaí! 

Conforme o grupo vai crescendo mais e mais ofertas vão surgir. Portando venha para cá e comece a desfrutar de descontos especiais e tudo que o mercado tem de bom!

FATO 9 - AS MELHORES LOJAS E INSTRUTORES DE MERGULHO DO BRASIL SÃO SDI/TDI!

Todo mundo sabe imagens falam mais que 1.000 palavras e que a primeira impressão é a que conta. Então pedimos aos interessados que visitem as lojas/escolas SDI 5 Star PDC.

 

É incrível como as lojas afiliadas são bonitas, bem montadas e profissionais. Faça uma visita em nossas afiliadas e depois se tiver em dúvida, visite as demais.

Você não vai encontrar um montão de lojas/operadoras da SDI em sua cidade mas a que você for com certeza será a mais bem montada, profissional e com equipamentos de ponta (e serão provavelmente a única a lhe oferecer o treinamento com computadores). Como diz nosso presidente da SDI Brasil: "Não queremos todos, apenas os melhores"

É normal que diante de tantas opções em uma sopa de letrinhas você fique confuso, afinal são tantas agências de mergulho se mostrando como as melhores que isso pode te deixar frustrado, mas relaxe qualquer uma das agências pertencentes ao WRSTC  seguem as normatizações da ABNT e no mínimo irão fornecer um treinamento de mergulho digno. Se você não se contenta em ter o mínimo, venha para a SDI e esteja entre os mais Tops do Mercado de Mergulho do Brasil e do Mundo!  Recentemente uma revista especializada do Brasil fez um concurso de melhores instrutores do Brasil e por anos consecutivos a lista dos 4 melhores sempre eram da SDI/TDI!

Uma coisa você pode fazer é "bisbilhotar"o facebook ou Instagram dos donos ou instrutores de mergulho.  Você vai se surpreender que os que são os melhores tem muitas e muitas imagens de debaixo da água! Sabe porque? Eles amam o que fazem e fazem tão bem que suas imagens de mergulho viram "capa de revista". É com estes que você vai querer mergulhar não é verdade?  Ou você quer aquele que só fala nas mídias sociais, tem um monte de credencial na parede , um monte de foto na superfície mas não cai na água?

FATO 10 - SOMOS MAIS DIVERTIDOS!

O que é mais interessante no mergulho?

 

Claro todos vão dizer que é a vida marinha. Mas veja só, você vai ficar algumas horas embaixo da agua com seu instrutor (2 horas por dia mais ou menos) mas irá ficar mais umas 8 horas com eles e seus amigos de mergulho, portanto a menos que você trabalhe com segurança pública e vá buscar corpos embaixo da água (isso não é "aventureito nem divertido") você vai querer ser feliz e se divertir afinal é para isso que "você tá pagando!"

Instrutores que trabalham com a SDI por diversos motivos listados aqui como a flexibilidade no ensino, melhores condições de trabalho mas principalmentese por amarem o mergulho (acredite tem lojas e agências credenciadoras que o dono nem mergulha) vão se divertir quando ensinam e se eles estão se divertindo, você também vai estar!

De novo veja as fotos dos instrutores SDI, você vê gente feliz? Sim!  Amamos o que fazemos e não temos o lucro como nossa principal meta!  Precisamos pagar nossas contas mas não temos a preocupação de gerar lucro apenas para que os acionistas de uma multinacional comprem mais uma casa de praia.   

Amamos ser pequenos e bons! E isso nos deixa leve, feliz e livre para ensinar o mergulho. Sem pressão por metas, sem pressão em jogar mais e mais instrutores sem qualidade no mercado. Este é um negócio luvrativo para estas grandes empresas.  Quanto mais instrutores no mercado mais eles ganham dinheiro com renovações anuais das licenças de ensino (em média um instrutor paga USD 200,00 por ano para usar a marca).

Isso para as lojas de mergulho é ruim.  Uma quantidade enorme de instrutores independentes jogados no mercado sem critério, enfraquecem as lojas de mergulho que investiram muito e pagam impostos e geram empregos.  Alguns instrutores independentes dão curso no quintal de casa, não emitem nota fiscal, não geram empregos. Eles são necessários onde ainda não se estabeleceram lojas de mergulho ou resorts mas o foco da SDI é nas lojas de mergulho.

Nossa filosofia é que ser instrutor de mergulho não é para qualquer um e nem é uma meta a ser atingida por um mergulhador. O nível de Instrutor é para aqueles que amam ensinar! Por estas e outras difcilmente seremos a número um em certificações de mergulho recreativo no mundo e com muito orgulho se está for prerogativa para conseguir isso. Queremos os melhores e os que amam o que fazem.

Porque no Mergulho Técnico somos a primeira escolha? Ainda sim vou me divertir?

A resposta a segunda pergunta vai vir primeiro: SIM! mergulhadores técnicos se divertem e muito apenas realizam um mergulho mais formal e bem avançado.  A resposta a primeira questão é que depois de muitos anos de mergulho (nos limites recreativos) é normal que a curiosidade e a vontade de desafios maiores toma conta dos mergulhadores.  Hoje em dia devido as inovações tecnilógicas mergulhadores TDI podem passar 6 ou 10 horas debaixo da água, o que era quase impossível logisticamente para um "mero mortal assalariado". Hoje a TDI lhe coloca de frente a estas tecnologias com instrutores de altíssmo gabarito ou seja os Tops do Mercado, os premiados de revistas e é claro que se você é um mergulhador experiente você já sabe quem é quem no mercado e irá optar pelos melhores pois neste caso (mergulho técnico) a sua vida está literalmente em jogo. 

Por estes e outros motivos a TDI é a escolha número um dos exporadores no mundo todo! Quer saber mais motivos sobre a TDI clique aqui! (em breve)

Bonus

Instrutores que não dão aula por anos podem estar despreparados para lhe ajudar numa emergência.  Por isso a SDI tem em seus padrões que se o instrutor não dá aula há mais de 2 anos ele perde o status de instrutor (é a única que exige isso).

FATO 11 - PORQUE 10 FOI POUCO !  SOMOS SUSTENTÁVEIS

O mínimo que se espera de uma agência de mergulho é ser protetora do meio ambiente!

 

Claro todos vão dizer que protegem mas é só Marketing.  Escondidos atrás de uma subsidiária uma credenciadora de mergulho famosa é proprietária de fabrica de CIGARRO!

O item mais POLUIDOR do mundo nos oceanos é a bituca de cigarro! 

  • “Todos os anos durante a Limpeza Costeira Internacional da Ocean Conservancy, bitucas de cigarro estavam no topo da lista dos itens mais achados. Em 2017, os participantes da limpeza em todo o mundo pegaram 2.412.151 bitucas, superando as tampas de garrafas, embalagens de alimentos, sacos plásticos e canudos. No entanto, enquanto outros itens de resíduos de plástico enfrentam crescente escrutínio público, as pontas de tabaco permanecem amplamente fora do radar do público. As bitucas de cigarro contêm substâncias químicas perigosas, como arsênico, chumbo e nicotina - as mesmas substâncias encontradas no fumo passivo. Pontas descartadas inadequadamente são um perigo para crianças e animais selvagens. Lavados em cursos de água, eles também são tóxicos para os organismos de água doce  e salgada. Biólogos de campo e reabilitadores da vida selvagem encontram rotineiramente no intestino de aves marinhas, tartarugas marinhas, peixes e golfinhos doentes e mortos.” ONG Ocean Conservancy

 

Como que uma agência de mergulho pode estar vinculada a industria de cigarro?

Porque seus acionistas visam apenas o LUCRO e não a proteção ambiental.   Nós da ITI somos uma ONG com sede na Flórida e o nosso interesse é fomentar o mergulho nas suas diversas modalidades e nossas subsidiárias são mergulho e primeiros socorros!

Nossos cursos são os que têm maior ênfase na flutuabilidade, sabe porque?  Não é porque apenas é mais hidrodinâmico e trás mais conforto e menor gasto de energia/consumo é que mais importante que isso sabemos que o nosso impacto no meio aquático deve ser o mínimo possível.

Mergulhadores que se arrastam no fundo, ajoelham no fundo acabam destruindo (mesmo sem perceber) a zona bentônica que é a região do ambiente marinho situada próxima do fundo oceânico. A fauna desta região caracteriza-se por organismos que rastejam, se prendem ou vivem enterrados na areia ou no lodo, o bentos, mas também abriga muitos animais do nécton, como os linguados e várias espécies de tubarão.

Como mergulhadores somos os primeiros a ver os efeitos nocivos da poluição e bitucas de cigarro.  Aceitar isso para nós é um absurdo!

Queremos nossos mergulhadores conscientes de sua função de advogados do oceano e que procurem ao máximo interagir de forma menos negativa ao meio em que mergulha.

Por não fazemos ECO-Marketing! Fazemos ECO-AÇÃO ! 

Todos os anos promovemos o Dia de Limpeza Subaquática.

Veja alguma ações em prol do meio ambiente:

  • Mais de 20 anos realizando a Dia de Limpeza Subaquática

  • Única agência de mergulho presente nas reuniões de Ampliação da Reserva de Abrolhos

  • Única agência de mergulho presente nas reuniões de Ampliação da Reserva de Penedos de São Pedro e São Paulo

  • Única agência de mergulho presente nas reuniões de Ampliação da Reserva do Arquipélago de Trindade e Martin Vaz.

  • Única agência de mergulho presente nas reuniões da OAB/RJ contra o Bolinho de Tubarão vendido nos mercados de Fernando de Noronha.

  • Única agência de mergulho no Brasil que ajuda a ONG Divers For Sharks